eleições 2018

Candidato ao governo do Estado, Miguel Rossetto faz campanha em Santa Maria

Eduardo Tesch


Renan Mattos (Diário)
Miguel Rossetto foi recebido por apoiadores na inauguração do comitê eleitoral, na Avenida Rio Branco

O candidato ao governo do Estado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Miguel Rossetto, fez campanha, na sexta-feira, em Santa Maria. Ele chegou por volta das 14h30min e foi direto inaugurar o comitê central de campanha da sigla na cidade, localizado na Avenida Rio Branco.

Rossetto estava acompanhado por uma comitiva, formada pela sua vice, Ana Affonso (PT),o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), deputado federal Paulo Pimenta (PT), além dos dois concorrentes ao Senado pela chapa: Paulo Paim (PT) e Abigail Pereira (PCdoB). Representantes estudantis e de movimentos sociais também estavam presentes na inauguração.

Em uma tarde de muito sol e temperatura agradável em Santa Maria, apoiadores se aglomeraram no lado de fora do comitê, cantando a música tema da campanha nacional do PT e pedindo a soltura do ex-presidente Lula, preso em Curitiba. Rossetto tirou fotos e conversou com os militantes, quando destacou a importância de eleger dois senadores da chapa. Ele lembrou, ainda, que Santa Maria foi um dos últimos lugares que Lula visitou com sua caravana, em março, antes de ser preso.

Com o ambiente descontraído, todos cantaram parabéns para o deputado Valdeci, que comemorava 61 anos, na sexta.

Sobre um dos principais problemas do Estado, o parcelamento de salários dos servidores,Rossetto afirmou que governar é fazer escolhas e prometeu que, se eleito, vai pagar o funcionalismo em dia:

- Nós temos prioridades claras. Governamos o Estado por oito anos e nunca atrasamos salários. Vamos pagar todo mundo em dia e recuperar o serviço público no nosso Estado.

Partidos são os maiores doadores de dinheiro para campanhas ao governo do RS

PROPOSTAS NA REGIÃO

Em relação a propostas para Santa Maria e a Região Central, Rossetto fez duras críticas ao atual governo, afirmando ser inadmissível a situação que a população enfrenta atualmente, principalmente nas áreas da segurança pública e saúde.

- Na Região Central, são quase 400 brigadianos a menos do que o ideal. Também é inaceitável um hospital do tamanho do Regional estar pronto e não ser colocado totalmente à disposição da população. No nosso projeto, também prevemos clínicas de atendimento especializado para a região - frisou o petista.

 Após deixar o comitê na Avenida Rio Branco, a comitiva saiu em carreata em direção ao Bairro Nova Santa Marta, onde Rossetto participou de uma caminhada pelas ruas com apoiadores. À noite, o candidato ao governo do Estado participaria, ainda, da comemoração do aniversário do deputado Valdeci.De Santa Maria, Rossetto iria para Pelotas, sul do Estado, onde faz campanha neste sábado. 

MAIS SOBRE O CONCORRENTE 

  • Filiado ao Partido dos Trabalhadores
  • 58 anos
  • É formado em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos  
  • Foi vice-governador do Estado, deputado federal, ministro do Desenvolvimento Agrário nos governos Lula e Dilma e presidente da Petrobras Biocombustíveis
  • Faz parte da coligação Por um Rio Grande Justo (PT/PCdoB)
  • Declarou patrimônio de R$1.554.136,66 

Eleições deste ano têm maior número de candidatos ao Senado desde 94

PRINCIPAIS PROPOSTAS 

  • Pagar o salário do funcionalismo em dia
  • Diversificação da estrutura produtiva do Estado
  • Gestão participativa e popular no governo  
  • Revisão da extinção de fundações do Estado
  • Repasse de, no mínimo, 12% da arrecadação para a saúde




Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Bolsonaro está consciente e em boas condições clínicas, diz hospital Anterior

Bolsonaro está consciente e em boas condições clínicas, diz hospital

Bolsonaro está consciente e em boas condições clínicas, informa boletim médico Próximo

Bolsonaro está consciente e em boas condições clínicas, informa boletim médico

Política